sexta-feira, 26 de outubro de 2007

A angústia é um tipo de combustão espontânea mais branda, mas não menos dilaceradora.


Gosto de ficar procurando palavras no Wikipedia, acho legal por que lá tudo tá mudando.
A seguir a definição de "angústia" segundo o Wikipedia:

Chamamos de angústia a sensação psicológica, caracterizada por "abafamento", insegurança, falta de humor, ressentimento, dor e ferida na alma. Na moderna psiquiatria é considerada uma doença que pode produzir problemas psicossomáticos.
A angústia é também uma emoção que precede algo (um acontecimento,uma ocasião, circunstância), também pode-se chegar a angústia através de lembranças traumaticas que dilaceraram ou fragmentaram o ego. Angústia quando a integridade psíquica está ameaçada, também costuma-se haver angústia em estados paranóicos onde a percepção é redobrada e em casos de ansiedade persecutória. A angústia exerce função crucial na simbolização de perigos reais (situação, circunstância) e imaginários (consequencias temidas).
"Jean-Paul Sartre, filósofo francês contemporâneo, defendeu que a angústia surge no exato momento em que o homem percebe a sua condenação irrevogável à liberdade, isto é, o homem está condenado a ser livre, posto que sempre haverá uma opção de escolha: mesmo diante de A, posso optar por escolher não-A. Ao perceber tal condenação, ele se sente angustiado em saber que é senhor de seu destino. Também Sigmund Freud, Pai da Psicanálise, realizou estudos sobre o problema da angústia. Ele afirmou que vivemos um profundo mal-estar provocado pelo avanço do capitalismo. Contudo, a sua colaboração mais profunda para essa nossa temática pode ser percebida na sua análise do nosso aparelho psíquico: vivemos um conflito interno entre três instâncias psíquicas fundamentais ao equilíbrio do ser: nossas vontades (id) vivem em constante atrito com nosso instinto repressor (superego). Podemos tudo aquilo que queremos? Infelizmente não. O balanço entre as vontades e as repressões tem que ser buscado pelo ego, a nossa consciência. É o ego que analisa a possibilidade real de por em prática uma ação desejada pelo nosso id. Não obstante, controla o excessivo rigor imposto pelo superego. A esse conflito entre o id e o superego, Freud denominou angústia." (Cleberson Dias - Lic. Plena em Filosofia)
"Pessoas que apresentam o quadro de angústia sem acompanhamento profissional, desenvolvem outros distúrbios emocionais, tais como cansaço físico-mental, abaixamento da auto-estima e comportamentos desadequados"




8 comentários:

pistoleira de quinta disse...

vitucho, vc quer conversar sobre isso?

huds_on disse...

comportamentos desadequados, como mijar na tampa da privada e pegar o arroz com a colher do feijão

vitor marcelino disse...

conversar eh sempre bom

nao gosto de pegar arroz com colher de feijao, suja o coitado do branco de marrom

Cox disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Cox disse...

Desadequados como passar pasta de dente nos sapatos e graxa nos dentes.
;D
Vituxera seu blog ta master pro super master de novo.
Curti dêmas. Adorei a foto do post, bem representativa...

Abraçaço

pistoleiradequinta disse...

ai que vontade de saber o que estava escrito neste comentario excluido

Unknown disse...

essa foto da maria ta maravilhosa!
e quem roba perde! quero minha revanxe no truco de 2! hahahaha
=**

vitor marcelino disse...

cox: muito obrigado pelos elogios, vc eh um anjo

luana: vc acredita q nao foi eu quem apagou esse comentario? acho q alguem sabe minha senha...

fernanda: vamo fazer demais a revanche e vc vai perder feio! parafraseando chaves:
"-vc sabe o que acontece com quem rouba neh quico?
-ganha!"
ahahahaha
adoro